A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou, na terça-feira (15), mais uma edição do Projeto “Ação Social Itinerante” no município. Desta vez, o evento aconteceu na comunidade Santo Hilário, na Escola Municipal João Justino de Brito, às 8h.
Na abertura do evento, a Secretária de Assistência Social - SMAS e sua Assessora chamaram a atenção para a importância desse feito para a comunidade cocalense:
“É dever da Prefeitura concretizar ações que aproximem o poder público das comunidades, principalmente se o acesso, por quaisquer questões, não for garantido. Temos que fazer valer a Lei Orgânica de Assistência Social, que prevê proteção social aos que necessitam dela. Essa é só a primeira ação dessa natureza que a SMAS realiza em nosso município”, diz Deuzenir Portela, secretária de Assistência Social de Cocal.
O Projeto “Ação Social Itinerante de Cocal” vem aproximar a Assistência Social de seus usuários, fazendo valer a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS que prevê proteção social aos que dela necessitam (Márcia Aguiar, assessora da SMAS).
Nessa segunda Ação Intinerante, promovida pela PMC, através da Secretária, tendo à frente Deuzenir Portela, ela ajuda na valorização da Instituição Família. O nosso foco é sempre a pessoa humana como um todo. O resgate da autoestima pela prestação de serviço que a Secretaria oferece ao Município...e o mais bonito: nós saimos dessa realidade de “sala de secretaria” e passamos, de fato, a uma ação mais ampla, dentro da comunidade. Lá no ambiente onde o povo mora. É como se a secretaria saísse da acomodação e fosse, de fato à luta. O trabalho social que vem sendo desenvolvido aqui, demonstra que a cidade, o município cocalense, só tende a crescer (Neto Rêgo).
Dona Maria José de Oliveira Santos (Mazé), moradora da região a mais de sessenta e oito anos nos diz: “Para nós, essa atividade da secretaria é muito boa. “Aqui nesse lugar, nós não era pessoas que o prefeito reconhecesse. Só na hora de voto... Tioria , não. Eu moro há muitos quilômetros daqui. Nem nossos caminhos nuncam tinham sido feitos. Hoje, nós tem caminho bom, água em casa,...Ontem mesmo o carro pipa foi deixar água,... Nós precisava muito de um prefeito que olhasse pra nóis. E hoje nós temos: o Prefeito Rubens Vieira. Graças a ele, Santo Hilário é reconhecida por muita gente."
Os presentes puderam apreciar a apresentação do Coral e Grupo de Capoeira do SCFV.
Além das famílias do Santo Hilário, os moradores das localidades Santo Antônio, Cafurnas, Tucuns, Cocalinho, Itapecuru e Pinga também poderão participar da programação. “No primeiro evento, mais de 300 famílias foram atendidas. Agora, a Equipe manteve o mesmo padrão de atendimento.
A população pode realizar a atualização do Cadastro Único para os programas do Governo Federal, feito pelas equipes municipais do Cadastro e Programa Bolsa Família. Todas as famílias interessadas se fizeram presentes.
Também foram disponibilizadas oficinas socioeducativas com as equipes do
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Cocal.
Além desses serviços, as famílias receberam serviços de corte de cabelo.
Para as crianças, um pequeno parque de diversões infantil foi montado no local,
com distribuição de lanches e
outras atrações., como trabalhos manuais de recorte em papel.
Fonte: SMAS
Texto: Márcia Aguiar
Edição: Evaldo Neres
Fonte: SMAS
Texto: Márcia Aguiar
Edição: Evaldo Neres
Nenhum comentário:
Postar um comentário