Cinco novos conselheiros tutelares de Cocal tomarão posse do cargo no próximo domingo (10.01.2016), durante cerimônia que acontecerá na Câmara Municipal, às 9h. Os conselheiros foram eleitos em 2015, em eleições realizadas no mês de outubro em todo o país.
Ao todo, foram 18 concorrentes para os cargos, com votação recorde de quase quatro mil votos válidos. A votação foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e acompanhada pelo Ministério Público.
O conselheiro tutelar é o profissional que fiscaliza e assegura que crianças e adolescentes estejam com seus direitos em dia, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e avaliam quais as medidas protetivas necessárias ao menor, em caso de vulnerabilidade. Para que alguém possa se candidatar, precisa ter mais de 21 anos, ser residente do município e ter reconhecida idoneidade moral.
Os cinco conselheiros que tomarão posse neste domingo são:
Clauciana de Carvalho Araújo;
Gicileyde Sousa de Araújo;
Clenilton Domingos Alves;
Anselmo Luís Medeiros Jansen e
Crenilda Albuquerque Cardoso.
Estarão presentes, o prefeito Rubens Vieira, secretários municipais, demais autoridades municipais, além de populares.
Capacitação
Fátima Costa, presidente do CMDCA de Cocal, pontua a capacitação dada aos conselheiros em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). "Será um mandato de quatro anos, com muitas situações novas para os conselheiros. É preciso que iniciem os trabalhos com total preparação, que será aperfeiçoada com o tempo", diz.
A assessora técnica da SMAS, Márcia Aguiar, ministra palestras até esta sexta-feira (8). O curso de formação é de caráter obrigatório, por recomendação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).
O conteúdo programático da capacitação é voltado para o estudo de casos, protocolos de atendimento e resolução de conflitos. "O objetivo dessa capacitação é contribuir para a prática do conselheiro tutelar, em sua atuação diária, e ajudá-lo a superar os desafios que possam surgir no exercício do cargo", diz Márcia Aguiar, assistente técnica da SMAS, ministrante das palestras. Os participantes também receberam apostilas para o estudo posterior do conteúdo dado.
Fonte: ASCOM | PMC
Edição: Evaldo Neres
Nenhum comentário:
Postar um comentário