A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) do município de Cocal participou nesta quinta-feira (9), de uma reunião promovida pela Secretaria Estadual de Assistência Social (SASC), sobre Estratégia de Ação Rápida para o Fortalecimento da Atenção à Saúde e da Proteção Social de Crianças com Microcefalia. O evento aconteceu no auditório da SASC, em Teresina, e reuniu diversos municípios do Piauí.
Com o objetivo de capacitar as prefeituras no atendimento às famílias com caso de microcefalia, o encontro tratou dos aspectos clínicos, ações emergenciais e o perfil epidemiológico da microcefalia no Piauí.
Também foram discutidas as atribuições instituídas pela Portaria 405/2016 que estabelece o plano de Estratégia de Ação Rápida para o Fortalecimento da Atenção à Saúde e da Proteção Social de Crianças com Microcefalia. O projeto é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para garantir acompanhamento adequado às crianças em fase de investigação ou já diagnosticadas com microcefalia.
Nesse sentido, o evento reforça a importância do trabalho desenvolvido pela secretaria de assistência social na instrução e monitoramento das famílias, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Para a assessora técnica da SMAS de Cocal, Márcia Aguiar, a parceria interministerial e a atuação do CRAS são de grande relevância na garantia de direitos sociais. “O CRAS funciona como uma porta de entrada para o acesso aos serviços socioassistenciais. É um fator determinante para que as famílias tenham um atendimento qualificado”, afirma Márcia Aguiar.
Além de Márcia Aguiar, estiveram também presentes a assistente social, Karyne Costa (da SMAS) e a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Ester Santos.
Fonte: ASCOM | PMC
Nenhum comentário:
Postar um comentário